17-10-2015 Le Prilet - Hotel Weisshorn - Les Faches - Le Toûno - Lac du Toûno - chemin des cascades, Val d'Anniviers, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 16,07km
altitude máx: 3017m
altitude min: 1692m
caminhada efectiva: 5h/5h30m
tipo: circular
Durante esta semana voltou a nevar, e bem, acima dos 1300m, a ideia era subir ao Le Toûno(3017m), se calhar era um objectivo demasiado ambicioso dada a quantidade de neve.
Partimos de Prilet(1692m), na extremidade Este de St. Luc no Val d'Anniviers, começamos por passar pela Torrent des Moulins e embrenhamo-nos na floresta de Lâche ainda com bastante neve, acompanhamos a linha de árvores até ao Hotel Weisshorn(2337m) onde emergimos da linha de árvores, desde aqui a vista é bem bonita, completamente desafogada menos para Este, o tempo parecia aguentar-se, almoçámos na zona e retomámos o caminho, seguimos para Les Faches contornando a encosta, assim que a dobramos ficamos logo de frente para a face Oeste do Le Toûno(3017m). O trilho continua para Sudoeste e contorna o pico a Sul, perto do Lac Toûno(2659m) tem início a derradeira subida, o percurso vai ziguezagueando encosta acima, com alguma neve à mistura, as marcações até ao cume são vermelhas e brancas o que explica a facilidade do percurso, somente na parte final a neve até ao joelho exigiu um pouco mais de esforço físico para atingir este humilde 3000.
O céu estava muito nublado e entretanto começou a nevar de fininho, contemplei a paisagem e analisei a encosta norte do pequeno colo entre o Le Toûno(3017m) e o Pointe Tourtemagne(3080m), retomei a caminhada indo na direcção desse pequeno colo mas logo vi que não tinha bom aspecto descer por ali, a parte inicial da descida teria de ser pelo mesmo caminho, dei uma saltada ao Lac du Toûno(2659m) e continuei na direcção de Vijivi(2429m) contornando o sopé do Le Toûno a Oeste, esta parte do percurso entre o Lac du Toûno e a montagne de Toûno foi completamente fora de trilho. Deste ponto tínhamos várias opções para regressar a Le Prilet, escolhemos o belíssimo trilho das cascadas du Prilet que segue sempre ao lado do Torrent des Moulins que proporciona a vista para várias cascatas, o trilho é espectacular, muito perigoso com gelo, em certas partes é bem inclinado, mas é um trilho muito interessante.
Ao final da tarde regressávamos ao local de início com a satisfação de mais um belo dia passado na montanha.
Vamos aos registos
Le Prilet

uma boa camada de neve fresca
deduzo que este local seja o centro geográfico do cantão do Valais
Grimentz ao centro do outro lado do vale

panorama O
Dent Blanche ao centro

Hotel Weisshorn

panorama NO

Le Toûno à esquerda

em direcção ao Lac du Toûno
a Tixa
a Xarah

aqui continuo para a esquerda onde tem início a subida final para o Le Toûno
face Sul sem neve nesta parte
Lac du Toûno

panorama N
panorama NE
o Bishorn e o Weisshorn

panorama E, Dents du Midi, Morcles, Muveran...
os pequenos lagos a caminho do Meidpass
panorama S

a Xarah
nós no Le Toûno
Le Toûno

Lac du Toûno já na descida